A GE C30-7 é uma locomotiva diesel de 6 eixos construída pela GE Transportation Systems entre 1976 e 1985 como uma evolução da U30C. Ela é movida por um motor diesel V16,com 3.000 hp. Foram fabricadas 1.137 unidades dessa locomotiva para as ferrovias estadunidense.Os modelos mais antigos de C30-7 tinham quatro janelas de cada lado da cabine, mas em 1980 novas leis obrigaram as janelas de locomotivas serem "resistentes a projeteis", o que fez com as duas janelas exteriores fossem eliminadas em locomotivas fabricadas a partir de 1980. Algumas ferrovias estadunidense soldaram placas de metal sobre as janelas das unidades pré-80's. Atualmente com a novas regras de Tier para países como os Estados Unidos, locomotivas como a C30-7 e suas versões estão proibidas de rodarem em versão original, tendo que se instalar um kit de redução de emissões para conseguir uma concessão. Contudo, para os padrões estadunidense, as C30's já são maquinas velhas, tendo sido então devolvidas as empresas de leasing que as possuíam. Devido a grande quantidade de maquinas disponíveis, as concessionárias nacionais, compraram grandes quantidades dessas locomotivas que para o padrão nacional estão com "meia-vida". As mesmas foram importadas sofrendo, geralmente pequenas reformas, rebitolagem e pondo para rodar. Atualmente mais de 500 C30's de todos os tipos operam no Brasil, representando quase a metade de todas as unidades fabricadas. As concessionárias que as operam são:
C30-7A
A C30-7A é uma versão da C30-7. Conrail foi a única ferrovia norte americana a possui-la, encomendando 50 unidades, e as numerando 6550-6599. No Brasil quem as comprou foi aCutralle-Quintela, em número de 7 para opera-las no estado de São Paulo na Fepasa (Atual ALL-Brasil Ferrovias). Externamente são quase idênticas as GE C30-7 normais, com apenas uma pequena variação no arranjo de portas laterais de acesso ao motor. Porém, dentro existe um motor diesel V12, contrapondo-se ao normal que seria V16, ambos produzem 3.300 HP, entretanto Conrail e Cutralle optaram por essa opção pois ela economiza combustível em relação a versão V16. As unidades da Conrail foram produzidas entre Maio e Junho de 1984.
C30-7B
Algumas poucas unidades foram compradas pela Brasil Ferrovias (incorporada pela ALL) para serem canabalizadas e servirem como peças a demais C30-7's normais.
C30-7MP
É uma C30-7 normal com micro-processador a bordo, que ajuda a reduzir consumo de combustível, melhorar aderência, controlar patinação e outros. Nenhuma modificação maior é feita além de uma pequena alteração no Nariz e a "asa" do radiador que é projetada para fora da traseira. Atualmente a ALL opera uma unidade desse modelo, numerada #7700, a MRS transformou em outubro de 2000 na GEVISA em Contagem-MG 19 de suas U23C1 e U23CP ex-RFFSA em C30-7MP, seus números atuais são 3701 a 3719
SF30C
A MRS opera 10 delas, que são antigas U36C reformadas pela Santa Fé em 1986 nas oficinas de Cleburne, no Texas. Foram baixadas das ferrovias americanas em 2002 a 2003 e vieram para a MRS como maquinas de segunda mão e entraram em circulação por volta de Novembro de 2003.
C30-S7R
Também chamadas de "Super Seven" originalmente eram U30C da Southern, Union Pacific e Milwalkee Road que foram devolvidas a GECX (leasing) em 1989, posteriormente foram reformadas para sua configuração Super-7, e realugadas para as ferrovias americanas. Em 2003 sairiam de circulação nos EUA e foram compradas pela MRS. Atualmente operam na MRS 10 unidades delas que entraram em operação em Agosto de 2003. Esteticamente são muito diferentes das demais C30-C36. Possuem o nariz maior, um ressalto no teto que vai da cabine até quase a metade da carenagem, o centro de pião é visivelmente avançado, entre outras menores.

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