sábado, 22 de agosto de 2009

GMD B12

GMD B12 foi uma classe de locomotiva produzida pela Electro-Motive Diesel noCanadá, utilizando-se do motor a diesel EMD 567 para exportação na década de 50.

Foram encaminhadas para a EFVM com truques do tipo "bloomberg", porém por apresentarem freqüentes trincas esses truques foram substituídos durante a década de 60 por truques do modelo "flexicoil" o mesmo das Série "G", e que se adaptou muito melhor as precárias condições ferroviárias nacionais da época.

Proprietários Originais

  • As locomotivas da Bangladesh Railway possuíam truques A1A.
  • Na EFVM as B12 foram numeradas de 521 a 529.
  • As Locomotivas da EFVM foram transferidas para a RFFSA em Julho de 1968, e alocadas na RVPSC (11ªDivisão da RFFSA) e posteriormente na VFRGS 13ª divisão.
  • O motivo de sua transferência foi o fato de serem menos potentes que as G12 e G16, e de só poderem trabalhar em tração dupla por não possuírem tomadas MU na parte frontal, o que limitou muito seu uso com outras locomotivas, causando a baixa de muitas e transformação das restantes em manobreiras ou locomotivas secundarias.Das 9 maquinas importadas originalmente, ainda existem 3, a nº6009 está preservada estática no Museu do Trem em São Leopoldo-RS, a nº4091 foi transferida operacional para aABPF de Tubarão-SC e a nº4098 encontra-se operacional nas Oficinas da ALL em Curitiba-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário