sábado, 22 de agosto de 2009

Locomotiva produzida pela GM-EMD para exportação, com muitas unidades produzidas nas décadas de 50 e 60 para ferrovias de todo mundo, adaptável em qualquer bitola entre 1,676 e 1,000m.

Foi desenvolvida para linhas de menor carga por eixo, servindo também para manobras. É uma locomotiva de serviço geral (G de General Purpouse), leve (L delight) sendo movidas pelo motor EMD 8-567C, com cerca de 875 hp (para tração).

Quando novas eram usadas para tração de trens de carga e passageiros sendo usadas em tração simples, duplas, triplas ou mesmo quadras.

Atualmente é utilizada para manobras, composição de manutenção de via na FCAe ALL, ou tração em ferrovias menores ou mal equipadas (Ferrovia Teresa Cristinae finada Brasil Ferrovias).

Operam hoje na FCA 6 locomotivas GL8, sendo: 2 originarias da Mogiana, 1 daSorocabana e 3 da Leopoldina.

  • Três GL8 da RFFSA 13ª Regional tiveram seus truques ´trocados com os de G12 A-1-A para torna-las B-B, tendo assim diminuído seu tanque e criado um passadisso diferente em sua frente.

Posteriormente uma foi baixada e as duas remanescentes tiveram seus truques novamente trocados por B-B quando houve disponibilidade desses nas oficinas.

  • A GL8 4008 foi baixada pela RFFSA 13ª Divisão e encostada em Santa Maria-RS por vários anos até que a RFFSA 11ª divisão (Parana-Sta. Catarina) regional Tereza Cristina (ainda respondiam pela mesma divisão) reconstruiu-a com ajuda das SR-5 e SR-6 e de outra GL8 também baixada.
  • A 4008 hoje encontra-se em poder da FTC/Transferro, tendo operado como manobreira tanto na FTC quanto na extinta Ferropar nos anos de 2000 a 2001.

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